Portugal quer reforçar interligações “o mais rapidamente possível”, diz ministro do Ambiente

...

Duarte Cordeiro lembrou que o gasoduto, como sugerido pelo chanceler alemão, carece de financiamento europeu, send necessário ser reconhecimento o seu “caráter estratégico”.
4 horas atrás
de: ECO Economia Online

Continuar lendo...
Alemanha, Construção, Espanha, Europa, Gasoduto, Olaf Scholz, Portugal, Rússia
Mais sobre isto
Bruxelas pondera gasoduto entre Península Ibérica e Europa por Itália
O primeiro-ministro avançou que estão a ser estudadas alternativas para avançar com o gasoduto que ligará a Península Ibérica à restante Europa, indicando que os pares europeus podem encontrar em Portugal e Espanha um “enorme potencial de fornecimento de ...
de: ECO Economia Online
Costa sobre gasoduto em Portugal: "trabalhos estão muito avançados"
O primeiro-ministro garantiu, esta sexta-feira, que o percurso português do gasoduto para o centro da Europa já está definido, estando os "trabalhos muito avançados", e assegurou que a Península Ibérica pode substituir "grande parte" do gás importado ...
de: Jornal de Notícias
Comissão Europeia garante "encorajar e apoiar" interligações ibéricas
A Comissão Europeia garantiu hoje que vai "apoiar e encorajar" Espanha e França a avançar com interligações, nomeadamente de gás através de Portugal, para aumentar as interconexões ...
de: SAPO 24
Portugal e Espanha apoiam proposta da Alemanha para construir gasoduto interligando os países
Proposta foi feita após a Rússia reduzir o fornecimento para os países europeus devido às sanções impostas pelo bloco por causa da guerra na Ucrânia.
de: Valor Econômico
Comissão Europeia garante "encorajar e apoiar" interligações ibéricas de gás
A posição surge depois do chanceler alemão se ter manifestado a favor de um gasoduto que transporte gás a partir de Portugal através de Espanha e França para o resto da Europa.
de: SIC Notícias
Costa e o novo gasoduto: Bruxelas admite solução que passe por Itália
Face à resistência por parte de França ao longo dos últimos anos, a Comissão Europeia já colocou em cima da mesa a hipótese do gasoduto seguir de Espanha para Itália e não para território francês, adiantou António Costa esta sexta-feira.
de: RTP
Costa diz que construção de gasoduto é uma "ambição antiga" da Península Ibérica
O primeiro-ministro afirma que a Península Ibérica "tem a capacidade para substituir grande parte do gás que hoje a Europa central importa da Rússia" e sublinha a importância das declarações proferidas ontem pelo chanceler alemão sobre a criação do ...
de: Sol
Costa: Gasoduto para o centro da Europa já está definido e trabalhos estão "muito avançados"
Para ultrapassar o bloqueio de França em relação às interconexões energéticas entre a Península Ibérica e a resto da Europa. Bruxelas admite avançar com a ligação via Itália, revelou o primeiro-ministro.
de: Dinheiro Vivo
Novo gasoduto português para a Europa custa entre 150 e 244 milhões e pode estar pronto em 30 meses
Notícia CNN Portugal/TVI: o traçado, o custo, os desejos e os obstáculos para o novo gasoduto na Península Ibérica, que Portugal e Espanha defendem há anos e a Alemanha agora pediu, para contrariar a dependência da Rússia. Portugal pode aumentar as ...
de: Lux
Espanha diz que gasoduto nos Pirenéus pode estar pronto em menos de 1 ano
"A interconexão pelos Pirenéus catalães pode estar operacional em oito ou nove meses do lado da fronteira sul. Por isso, é fundamental avançar de mão dada com França", disse hoje a ministra com a pasta da energia no governo espanhol, Teresa Ribera.
de: Diário de Notícias - Lisboa
António Costa sobre o gasoduto: a Alemanha pode contar com Portugal
A Alemanha pediu a construção de um gasoduto entre Portugal e a Europa Central. António Costa já garantiu que Portugal está 100% disponível para viabilizar o projeto. Para Olaf Scholz a ligação seria um alívio na dependência energética dos países ...
de: RTP
Especialista considera que proposta de gasoduto em Portugal demonstra o desespero alemão
O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou à construção de um gasoduto que transporte gás a partir de Portugal para a Europa central. O objetivo é reduzir a dependência da Europa do gás russo. António Costa garante que a Alemanha pode contar com Portugal.
de: SIC Notícias
'Vai ficar difícil': chanceler alemão promete mais auxílios para combater crise energética
Escândalo da época em que era prefeito de Hamburgo voltou para assombrar Olaf Scholz, que já precisa lidar com os impactos do corte russo na oferta de gás.
de: Jornal O Globo
Premiê da Alemanha propõe construção de novo gasoduto na Europa
Ideia é diminuir a dependência da Rússia, que vem cortando o fornecimento de gás natural para países que impuseram sanções contra Moscou por conta da invasão da Ucrânia.
de: Valor Econômico
Costa responde à sugestão do chanceler alemão
'A Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto', afirma o primeiro-ministro.
de: Sol
Costa garante que Alemanha "pode contar 100% com o empenho de Portugal" para construção de gasoduto
"Porto de Sines poderá ser utilizado como plataforma logística para acelerar a distribuição de Gás Natural Liquefeito", afirma primeiro-ministro.
de: CMTV
Chanceler alemão pede construção de oleoduto em Portugal para aliviar crise energética
O chanceler alemão Olaf Scholz pressionou nesta quinta-feira (11) pela construção de um oleoduto de Portugal, através da Espanha e da França, até a Europa Central, para afastar a Europa da dependência energética da Rússia.
de: CNN Brasil
António Costa garante que Alemanha "pode contar 100% com o empenho de Portugal" para construção de gasoduto
O primeiro-ministro garantiu hoje que "a Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto", depois de o chanceler alemão ter apelado à construção dessa infraestrutura para reduzir a dependência de gás russo.
de: Porto Canal
Alemanha "pode contar 100% com o empenho de Portugal" para construção de gasoduto
Segundo o chefe do executivo, até à concretização desse gasoduto, “o Porto de Sines poderá ser utilizado como plataforma logística para acelerar a distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) para a Europa”.
de: SAPO 24